quarta-feira, 12 de novembro de 2008

TABELA DO 1°TURNO TEM SÉRIE DE FALHAS

JORNAL DO COMMERCIO 12.11.2008
A tabela do primeiro turno do Campeonato Pernambucano 2009 apresenta, pelo menos, três falhas na sua formulação. Realizado num curto intervalo de tempo – em 35 dias os clubes jogarão 11 vezes, a primeira parte do Estadual prevê a realização de jogos dos times da capital no mesmo dia e horário, fato contestado pelo Batalhão de Choque (ver matéria ao lado), e má distribuição das partidas – Santa Cruz e Petrolina, por exemplo, jogarão apenas duas vezes em casa, nas sete primeiras rodadas, situação oposta à do Serrano, que joga cinco em seus domínios no mesmo período. Alternando partidas dentro e fora de casa, a tabela é mais justa ao Náutico.
Organizado fora do calendário da CBF, que prevê o início das competições estaduais para o dia 21 de janeiro – o Pernambucano começa no dia 11 –, o Estadual vai ser uma verdadeira maratona para os clubes, já que terá jogos no esquema quarta/domingo, com pouco tempo de preparação para os jogadores, logo no começo de temporada.
“O ideal seria a cada semana com dois jogos, a seguinte ser livre. Todo ano a gente sofre com isso”, comentou o fisiologista do Sport, Inaldo Freire. “É por isso que os times do interior chegam fortes no começo, pois eles têm tempo de preparação”, completou. Freire emendou afirmando que não adianta poupar jogadores no início da temporada para fazer um trabalho em separado. “O Náutico usou a estratégia este ano e não se deu bem. O torcedor quer resultado e não tem paciência”.
Os sentimentos de Santa Cruz e Petrolina, apesar de estarem na mesma situação na tabela, são opostos. Enquanto os tricolores acharam bom fazer uma seqüência de jogos fora de casa para reformar o Arruda, os sertanejos não ficaram satisfeitos. “Isso não existe. Vou ligar para a Federação para saber o que pode ser feito para mudar”, disse o presidente do Tigre do Sertão, Jefferson Correia.
Pelo lado coral, o representante do clube no Conselho Arbitral, Fred Arruda, afirmou que o time que quer ser campeão não escolhe o adversário. “Não temos que pensar nisso. No começo está todo mundo em formação e ninguém leva vantagem”.
O vice-presidente de futebol da FPF, Bento Albuquerque disse que a tabela definitiva será anunciada até o dia 21 e que até lá pode haver mudança. “O Estatuto do Torcedor nós da este prazo para fazer os retoques. Então, vamos esperar”, comentou.
Quem está feliz com a tabela é o Serrano, que ontem anunciou o técnico Erasmo Fortes (ex-Porto). “Teremos a possibilidade de engrenar no turno. Vamos ‘botar quente’”, disparou o presidente José Raimundo.
PM PEDIRÁ MUDANÇA DE ALGUNS JOGOS
O comandante do Batalhão de Choque da Polícia Militar de Pernambuco, major Vanildo Almeida, sinalizou que vai pedir à FPF que modifique a tabela do 1º turno do Estadual do próximo ano. De acordo com o oficial, a PM não tem efetivo suficiente para administrar dois jogos de clubes da capital no mesmo dia. Em quatro das 11 rodadas do Campeonato, há coincidência de horários entre as partidas de Náutico, Sport ou Santa Cruz.
“É complicado controlar dois jogos ao mesmo tempo. O problema não é só na área interna, mas na externa. O Choque é contra isso, pois a gente não dispõe de meios suficientes para as partidas”, afirmou o major Vanildo.
O oficial disse que vai analisar a situação para solicitar a modificação da tabela. “Precisamos de, pelo menos, 80 homens em cada partida. A grande dificuldade é o pós-jogo. Devemos mandar um documento para a Federação até a próxima semana para que eles possam rever essas partidas”, admitiu. É comum no Estado as torcidas organizadas realizarem arrastões e marcarem brigas, antes e depois dos jogos.
Vale ressaltar que o último clássico entre Sport e Náutico, no mês passado, pelo Brasileirão, foi marcado por muita confusão entre policiais e torcedores, fato que motivou o juiz Aílton Alfredo de Souza, coordenador do Juizado Especial do Torcedor de Pernambuco, a determinar um maior rigor da Polícia diante dos “grupos organizados”.
As partidas que coincidem o horário são: Sport x Vitória e Náutico x Cabense, pela 1ª rodada, Sport x Serrano e Santa Cruz x Central (pela 3ª), Náutico x Central e Santa Cruz x Ypiranga (pela 5ª), Sport x Cabense e Santa Cruz x Serrano (pela 8ª). Os clássicos serão nas 7ª, 9ª e 11ª rodadas.

Nenhum comentário: