Seguidores

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

PORTO COMEMORA 20 NOS DE HISTÓRIA

Nesta terça-feira (30), o Clube Atlético do Porto completa 20 anos de história no futebol pernambucano. O clube foi fundado, no dia 30 de julho de 1993, por José Porfírio de Oliveira. O Gavião do Agreste tem como lema a revelação de jogadores profissionais. Atletas de destaque como: Araújo, Nildo, Elicarlos Rômulo foram revelados pelo time de Caruaru. O volante Josué, atualmente no Atlético-MG, campeão da Copa das Confederações em 2009, na Africa do Sul, também foi revelado pelo clube pernambucano.
A história do Porto teve início quando os dirigentes resolveram montar o clube para participar das competições amadores da Liga Desportiva Caruaruense. Porém, com uma visão mais ampla sobre o futebol, foi visto que o time poderia render muito mais. Então, em 1994, o Gavião do Agreste disputou o primeiro jogo oficial, partida válida pela segunda divisão do Pernambucano. O placar do jogo foi favorável para a equipe de Caruaru que venceu o Ferroviário do Recife por 6 x 0. A profissionalização do clube aconteceu no dia 08 de março de 1994.
Apesar do pouco tempo de fundação, o Porto já disputou competições importantes a nível nacional como a Copa do Brasil, e a nível regional como a Copa do Nordeste, ambas em 1999. O time, também, disputou os Campeonatos Brasileiros da Série C e D. O Porto foi a primeira equipe do interior de Pernambuco a conquistar um vice-campeonato estadual, em 1997. No ano seguinte, o time tricolor conseguiu se destacar, novamente, no Pernambucano Série A1, conquistando, mais uma vez, o vice-campeonato da competição.
A Copa Pernambuco, em 1999, e o Campeonato Pernambucano da Série A2, em 2003, são as principais conquistas do clube. O Porto, também, conquistou o bicampeonato da Liga Desportiva Caruaruense, antes da profissionalização, em 1992 e 1993. Recentemente, em 2010 e 2012, o time de Caruaru conquistou o vice-campeonato da Copa Pernambuco.

2 comentários:

Anônimo disse...

PARABÉNS AO PORTO.
QUE O FUTURO SEJA AINDA MAIS VITORIOSO.
O ADEMAR AINDA JOGA NO PORTO? (AQUELE QUE JOGAVA NO NÁUTICO)
MORO LONGE DE PERNAMBUCO...

Edmar Sampaio disse...

Allyson, vc saberia informar os periodos de teste para o Infantil, Juvenil e Juniores ai no Porto? Fico no aguardo. Abraço!