segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

GAVIÃO FAZ A FESTA NO AGRESTE

GERALDO (AO CENTRO) FAZ A FESTA NO JOGOS DO PORTO

JORNAL DO COMMERCIO 01/02/2009
Líder das primeiras rodadas do Campeonato Pernambucano, se o Porto não é a sensação de Caruaru, onde ainda predomina a torcida do Central, ao menos faz alegria da seus fiéis admiradores, especialmente de um ilustre torcedor, Geraldo Goberto. Ele não frequenta apenas o estádio, mas arrasta quantos torcedores forem possíveis para empurrar o Porto para cima dos adversários. Só este ano ele já distribuiu mais de 480 camisas do time caruaruense. Além de torcedor símbolo, Geraldo, 46, ainda se autodenomina historiador do clube e foi responsável pela criação da carteirinha de sócio-torcedor, que já conta com 2.860 associados. Com ela, associados pagam metade do preço dos ingressos.
Apesar da animação do início do campeonato, Geraldo é realista quanto às expectativas do Porto na competição e não falou em título. “A filosofia do Porto é revelar jogadores e permanecer na primeira divisão. Agora o objetivo é alcançar a classificação para a série D do Campeonato Brasileiro”, afirmou o torcedor. Enquanto o time faz bonito em campo, o seu torcedor símbolo e fundador da Torcida Pé de Serra do Gavião, vai incentivando novos caruaruenses a torcerem pelo o clube. “Não somos torcedores, somos admiradores. Nossa torcida não tem nada de confusão, vamos ao estádio para fazer alegria”, comentou Geraldo. Além de levar os torcedores para o estádio, ele ainda se dá ao trabalho de providenciar o lanche no intervalo dos jogos. Distribui mil pacotes de pipocas e mil pastilhas para a torcida. O custo do lanche do intervalo sai do bolso do torcedor símbolo e de alguns patrocinadores. Como ele é praticamente uma torcida organizada ambulante, tem até site com sua trajetória de torcedor e diversas fotos com personagens ilustres do futebol brasileiro e do mundo artístico. Entre as celebridades que já vestiram a camisa do Porto, ao menos para as fotos de Geraldo, estão Josué, Araújo, Nildo, Biro Biro, o ex-corredor Robson Caetano, além dos cantores Reginaldo Rossi e Netinho.
CRAQUES
Geraldo faz a festa na arquibancada, mas dentro de campo quem está fazendo a festa da torcida é o meia Guego. Aos 22 anos, o jogador, que é caruaruense e está no clube desde 2003, já briga pela artilharia do Campeonato Pernambucano. Apesar de ser da cidade, ele revela que não torcia para nenhum clube da região. “Eu sempre gostei do Porto, mas nunca fui de ir a campo, até começar a jogar no time”, comentou o atleta. Apesar disso, Guego reconhece que a campanha do clube pode trazer um maior número de torcedores, principalmente entre os mais jovens. “Essa campanha incentiva os meninos da cidade a gostarem do Porto. Se não ganharmos jogos, não tem como trazer torcedor.”
Ter um prata da casa como estrela do time não é novidade para o tricolor do Agreste. O time que já revelou Josué, ex-São Paulo e Goiás, hoje no Wolfsburg da Alemanha, e Araújo, que já jogou no Cruzeiro, Goiás, Shimizu S-Pulse e Gamba Osaka (ambos do Japão) e está no Al-Gharafa, do Catar. Até o treinador Adelmo Soares, que já comandou diversos times do interior, antes de trabalhar com os profissionais, dirigiu por seis meses as categorias de base do Clube. “É uma experiência muito boa trabalhar com jogadores jovens. Eles são mais focados e estão mais dispostos a aprender. No mundo da bola tem muita gente, quem pisca o olho acaba ficando para trás”, destacou Adelmo Soares.
Esse ano, o Porto ampliou as instalações do Ninho do Gavião, um Centro de Treinamento com uma estrutura invejável para apoiar o time profissional e desenvolver ainda mais os jogadores jovens. No CT, o Porto investe em torno de R$ 25 mil por mês, para manutenção administrativa.
» Serviço: Site oficial da torcida www.torcidapedeserradogaviao.com

Um comentário:

amauri disse...

o porto está recomeçando o seu trajeto para ter uma torcida mais numerosa e, francamente merece muito ter mais torcedores.