Seguidores

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

PORTO VAI USAR GAROTADA E ESPERA REVELAR NOVOS TALENTOS NO ESTADUAL


MATÉRIA DO GLOBO ESPORTE

Se o Náutico disputará as três primeiras partidas do Pernambucano com o time sub-20, o Porto seguirá quase o mesmo exemplo durante todo o campeonato. Apostando na juventude, baixo custo e em futuras vendas, o Gavião do Agreste tem a menor média de idade do estadual, com 20,5 anos, e quer revelar novas estrelas a exemplo do que já fez com o atacante Araújo, o meia Nildo e os volantes Rômulo e Josué. À frente da equipe que disputará o Estadual, o técnico Adelmo Soares não faz o mínimo esforço para esconder o objetivo tricolor para a temporada.

- É a filosofia de trabalho do clube. É inegável que futebol é indústria e depois vem a paixão. Apesar de novos, os meninos são sérios e vamos fazer uma boa competição. Entraremos para bater de frente até porque, apesar de jovens, eles têm experiência.

A média de idade dos jogadores do Porto sobe para os 20,5 por conta de "veteranos" como o goleiro Rodrigo Carvalho (ex-Náutico), o volante Cosme e o zagueiro Joecio, todos com 27 anos. O trio servirá de espelho para a garotada, assim como o atacante Joelson, que, apesar de ter 23 anos, tem o respeito dos demais por ter atuado nos grandes Sport e Santa Cruz.

- Sou um veterano nesse time e está sendo muito gostoso participar desse elenco porque me sinto voltando a época da categoria de base. 

Mas não se enganem, essa garotada é muito séria e está focada na competição. Sei que mais na frente poderei dizer que joguei no início da carreira de alguns jogadores que estão nesse time - afirmou o goleiro Rodrigo Carvalho, provável titular e capitão na estreia do Porto contra o Central, no estádio Luiz Lacerda, em Caruaru.

Dos 31 atletas do elenco, 16 chegaram aos 20 anos. Nove passaram agora estão com 21 e 22 anos, totalizando 80% do elenco com espinhas no rosto, inexperiência e gás de sobra.

- Poderemos ter um início difícil, pois jogadores assim são inconstantes. Temo a pressão dos grandes jogos e por isso tenho que sempre estar ao lado deles, orientando para não perderem a cabeça. Por outro lado essa média de idade é boa porque não faltará estímulo, todos querem crescer, conseguir uma transferência e entrarão com tudo nos jogos - frisou o técnico Adelmo Soares, que ainda conta o atleta mais jovem do Pernambucano: o zagueiro Charleston, de 16 anos.

Se Joelson é a referência ofensiva e Rodrigo Carvalho a segurança e liderança, na ala dos novatos o meia Thaciano pode ser um dos destaques do time por ser muito técnico, segundo Adelmo Soares. O treinador também conta com três peças contratadas juntos ao Sport, que foram emprestadas para ganhar bagagem no Porto. O volante Josias, o meia Davidson e o lateral Jackson, todos com 21 anos, estão em Caruaru para ganhar a oportunidade que não tiveram na Ilha do Retiro.   

- Thaciano vai despontar rápido, é muito bom, chuta bem e é decisivo. Típico camisa 10. Os meninos do Sport também são de qualidade, treinaram a temporada passada entre os profissionais do Leão e sei que vão ser de grande valia para a gente.

Time base do Porto: Rodrigo Carvalho; Henrique, Wallace, Joecio e Jackson; Cosme, Renan, Thaciano e Davidson; Matheus e Joelson.

Nenhum comentário: